# Informação

Dia do Numismata

dia do Numismata é celebrado anualmente no dia 1º de dezembro.

O numismata é o profissional que se dedica ao estudo de moedas, papel-moeda, medalhas e também dos objetos que eram usados para a fabricação desses objetos.

Desta maneira, o numismata tem que dominar conhecimentos de história, geografia, heráldica, simbologia, dentre outras, para realizar seu trabalho de classificação das diferentes moedas que coleciona.

Numismata

No Brasil existem associações e feiras especializadas que se dedicam ao tema. Nelas é possível encontrar colecionadores e profissionais que intercambiam seu conhecimento, bem como adquirir exemplares para suas coleções.

Igualmente, o Brasil possui dois museus dedicados ao tema como o Museu de Numismática do Amazonas, em Manaus e o Museu Herculano Pires, em São Paulo/SP.

Origem do Dia do Numismata

O dia do Numismata celebra-se em 1º de dezembro porque também a Igreja Católica celebra a são Elígio, padroeiro dos numismatas e ourives.

Outra explicação possível é que durante uma reunião da Sociedade Numismática Brasileira, realizada no dia 14 de junho de 1934, o 1º de dezembro teria sido escolhido porque foi a mesma data da coroação de Dom Pedro I como imperador do Brasil. Neste dia entrou em circulação a primeira moeda do Brasil independente, a Peça da Coroação.